As Melhores práticas em Compras

Eliminação do papel / utilização do EDI – Internet
A automatização e a informatização de um sistema de processamento de Compras é, já neste momento, muito vulgarizado entre, principalmente, as grandes empresas e multinacionais, cobrindo toda a cadeia de aprovisionamento, desde a requisição até ao pagamento ao fornecedor.

Optimizar a rede de distribuição
A distribuição tornou-se nos anos recentes um factor de diferenciação entre os operadores logísticos, o que implica uma avaliação analítica dos vários elementos críticos de sucesso, tais como: a rede de distribuição, o transporte de e para o fornecedor, a instalação e organização dos armazéns, etc.

As encomendas urgentes
A organização e capacidade de resposta de um departamento de Compras são medidas pela sua capacidade de resposta a emergências e a encomendas urgentes. Daí a extrema importância da escolha correcta dos fornecedores e da utilização de métodos e técnicas de compras adequadas.

Desenhar um sistema de informação horizontal
A comunicação do Departamento de Compras com todas as áreas da empresa é essencial para o funcionamento excelente aos mais variados níveis. Para isso, é fundamental a introdução de um sistema de informação que seja transversal ao negócio da empresa, o que permitirá, para além da utilização das melhores práticas, reduções de custo significativas.

Indicadores que perspectivem a instabilidade do fornecedor
Todos nós, compradores, organizamos uma matriz de avaliação de fornecedores. No entanto, existe a tendência para focalizar os indicadores utilizados mais nos sintomas do que nos problemas. É, assim, essencial adoptar outros tipos de indicadores, que venham a tornar-se estratégicos para a gestão de fornecedores.

Gestão de Conhecimento

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